Publicações dos Investigadores do CEDTUR

Artigos, capítulos, livros e comunicações dos investigadores do CEDTUR (por ano)

 

2022

  1. Gonçalves, E. & Guerra, R. (2022). A development strategy proposal for a wine tourism destination. The case of Douro (Portugal). In Dixit, S.K. (ed.) (2021). The Routledge Handbook of Wine Tourism. London: ROUTLEDGE Publications. ISBN Hardback - 9780367698607, eBook 9781003143628. LER

  2. Martins, H. (2022). Os impactos económicos da Covid-19 em eventos. Revista Turismo & Desenvolvimento, 38, 265–280. https://doi.org/10.34624/rtd.v38i0.25863. LER

​ 2021

  1. Almeida, C. B. (ed.) (2021). Caminhos de Peregrinação do Tâmega e Sousa. Felgueiras: ADER-SOUSA-Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa (Portugal 2020).
  2. Almeida, C. B.; et al. (2021). Museums and digital mobile technologies: application proposal for the Ducal Palace of the Bragança. In Mourad, A. (ed.), Cultural Sustainable Tourism. Dordrech: SPRINGER (Springer book series titled Advances in Science, Technology & Innovation). SCOPUS databases (In progress).
  3. Figueiredo, V., Guerra, R. & Gonçalves, E. (2021). Cooperation networks in tourism and hospitality: An analysis applied to health and wellness tourism product in Portugal. In Leitão, J.; Ratten, V.; Braga, V. (eds.), Tourism innovation in Spain and Portugal. Dordrech: SPRINGER. eBook ISBN 978-3-030-80733-7, ISBN 978-3-030-80732-0 Series ISSN 2510-4993, DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-80733-7_3. LER
  4. Gonçalves, E. & Guerra, R. (2021). A development strategy proposal for a wine tourism destination. The case of Douro (Portugal). In Dixit, S.K. (ed.) (2021). The Routledge Handbook of Wine Tourism. London: ROUTLEDGE Publications. ISBN No's.  Hardback - 9780367698607, eBook 9781003143628).
  5. Gonçalves, E. & Mendonça, J. P. (2021). Transformações do espaço rural e dinâmicas de desenvolvimento territorial e turístico do Douro.  In Pereiro Pérez, X. et al. (eds.), Douro turístico: representações, recursos e políticas (pp.45-62). Maia/Vila Real: Ed. ISMAI. ISBN 978-989-99997-8-1
  6. Gonçalves, E. (2021). Perspetivas sobre a política de turismo em Portugal: de turismo de massas a política pública. In Gonçalves, E.; Pinheiro, A.J.; Martins, H. (eds.), Perspetivas sobre hospitalidade, turismo sustentável e desenvolvimento local. Maia: Ed. ISMAI. ISBN 978-989-54978-4-3
  7. Gonçalves, E. (2021). Turismo, Património e Desenvolvimento. In Maduro, A; Rasquilho, R. (eds.), Um Mosteiro entre rios: o território alcobacense (pp. 1059-1068). Leiria/ Alcobaça: Edições Horas de Ler e AMA. ISBN 978-989-8991-64-5
  8. Gonçalves, E. & Paulino, F. (eds.) (2021). Proceedings of Cultural Sustainable Tourism (CST) 3rd Edition. Alexandria: IEREK Press. ISSN 2537-0154 
  9. Gonçalves, E., Martins, H. & Pinheiro, A.J. (eds.) (2021). Perspetivas sobre hospitalidade, turismo sustentável e desenvolvimento local. Maia: Ed. ISMAI. ISBN 978-989-54978-4-3
  10. Gonçalves, E.; Pereiro Pérez, X. & Sacramento, O. (eds.) (2021). Douro turístico: representações, recursos e políticas. Maia/Vila Real: Ed. ISMAI e CETRAD. ISBN 978-989-54978-8-1
  11. Gonçalves, E., Pinheiro, A. J. & Guerra, R. (2021). Tourism, territory (s) and local development Practices of participation and governance of the destination Minho (Portugal). In Mourad, A. (ed.), Cultural Sustainable Tourism. Dordrech: SPRINGER (Springer book series titled Advances in Science, Technology & Innovation). SCOPUS databases (In progress).
  12. Guerra, R., Santos, N. & Gonçalves, E. (2021). Health and Wellness Tourism: contribution for a local sustainable development strategy. In Mourad, A. (ed.), Cultural Sustainable Tourism. Dordrech: SPRINGER (Springer book series titled Advances in Science, Technology & Innovation). SCOPUS databases (In progress).
  13. Maduro, A. (2021). O património agroindustrial do Mosteiro de Alcobaça, um ativo cultural para a região. In Simões, O. (coord.), Paisagens culturais: Heranças e desafios no território. Atas do VIII Congresso de Estudos Rurais & VIII Encontro Rural RePort (pp.68-81). Lisboa: SPER – Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais. ISBN: 978-972-96347-5-8
  14. Maduro, A. & Rasquilho, R. (eds.) (2021). Um Mosteiro entre rios: o território alcobacense (pp. 1059-1068). Leiria/ Alcobaça: Edições Horas de Ler e AMA. ISBN 978-989-8991-64-5
  15. Martins, H. & Cruz, S. (2021). Encurtar @ Distância: estratégias para criar ambientes educativos inovadores em tempos incertos. In Júnior, J. B. B.; Furtado, C.; Percegueiro, C. (Orgs.), Leitura e escrita no mundo digital: desafios e oportunidades para alunos e professores. São Luís, Brasil: Editora da Universidade Federal do Maranhão.
  16. Martins, H., Silva, C., Pinheiro, A. J. & Gonçalves, E. (2021). A importância da marca no turismo: o caso da entidade regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal. PASOS, Journal of Tourism and Cultural Heritage, 19 (4): 753-762. ISSN 1695-7121 DOI: https://doi.org/10.25145/j.pasos.2021.19.049   Web of Science - JCR Journal Citation Reports. LER
  17. Martins, H., Oliveira, A. & Mendonça, J. P. (2021). Place attachment as a multidimensional construct and its relationships with tourist satisfaction, pro-environmental behaviours and intentions to revisit and recommend a tourist destination: a structural equation modelling. In Mourad, A. (ed.), Cultural Sustainable Tourism. Dordrech: SPRINGER (Springer book series titled Advances in Science, Technology & Innovation). SCOPUS databases (In progress).
  18. Martins, H. (2021). Religious Tourism during the COVID-19 Period: The Pilgrimage of Our Lady of the Agony, Viana do Castelo. In Gonçalves, E.; Paulino, F. (eds.) (2021). Proceedings of Cultural Sustainable Tourism (CST) 3rd Edition. Alexandria: IEREK Press. ISSN 2537-0154 
  19. Martins, H. & Pinheiro, A.J. (2021). Visitors' Perception of Tourist attractions in a green protected area: The Case Study of the Peneda-Geres National Park. In Gonçalves, E.; Paulino, F. (eds.) (2021). Proceedings of Cultural Sustainable Tourism (CST) 3rd Edition. Alexandria: IEREK Press. ISSN 2537-0154 
  20. Martins, H. (2021). O turismo no Parque Nacional da Peneda-Gerês. A experiência da marca do destino, o apego ao lugar, a satisfação, os comportamentos pró-ambientais e as intenções comportamentais. Maia: ISMAI Press; CEDTUR. ISBN 978-989-54978-1-2
  21. Martins, H. (2021). Turismo em áreas protegidas: o caso do Parque Nacional da Peneda do Gerês. In Gonçalves, E.; Pinheiro, A.J.; Martins, H. (eds.), Perspetivas sobre hospitalidade, turismo sustentável e desenvolvimento local. Maia: Ed. ISMAI. ISBN 978-989-54978-4-3
  22. Martins, H., Carvalho, P. & Almeida, N. Destination Brand Experience: A Study Case in Touristic Context of the Peneda-Gerês National Park. Sustainability, 13 (21): 11569. https://doi.org/10.3390/su132111569  Web of science – JCR Journal Citation Reports, Q1;  SCOPUS   IF 3,251
  23. Martins, H. (2021). La importancia del marketing experencial y territorial en los lugares turísticos. In Borges, V. & Soares, J. (eds.), Turismo y Desarrollo: Contextos diversos (pp.367-383). Cizur Menor (España): Thomson Reuters Aranzadi, ISBN: 978-84-1390-053-7
  24. Melo, A. (2021). Ewon effects on business performance in rural tourism accommodation.  Maia: ISMAI Press.  ISBN: 978-989-54978-2-9
  25. Melo, A., Hernandez, R. & Munzo, P. (2021). Effect of Market intelligence generation, Customer reviews, and management response on business perfomence: Rural Iodging establishments in France. In Gonçalves, E.; Paulino, F. (eds.) (2021). Proceedings of Cultural Sustainable Tourism (CST) 3rd Edition. Alexandria: IEREK Press. ISSN 2537-0154 
  26. Melo, A. (2021). Hospitality and accommodation in rural areas: The effect of market intelligence generation, customer reviews, and management response on business performance. In Gonçalves, E.; Pinheiro, A.J.; Martins, H. (eds.), Perspetivas sobre hospitalidade, turismo sustentável e desenvolvimento local. Maia: Ed. ISMAI. ISBN 978-989-54978-4-3
  27. Mendonça, J. P. (2021). Para uma geografia das microiniciativas agrárias e do turismo como elemento de desenvolvimento local. O caso de Lamego e Távora. In Gonçalves, E.; Pinheiro, A.J.; Martins, H. (eds.), Perspetivas sobre hospitalidade, turismo sustentável e desenvolvimento local. Maia: Ed. ISMAI. ISBN 978-989-54978-4-3
  28. Mendonça, J.P., Oliveira, A. & Almeida, C. B. (2021). Know-how and agriculture and wine-growing traditions of a monastic community. In Mourad, A. (ed.), Cultural Sustainable Tourism. Dordrech: SPRINGER (Springer book series titled Advances in Science, Technology & Innovation). SCOPUS databases (In progress).
  29. Oliveira, A. (2021). Itinerários do Barroco Beneditino – A Abadia de Tibães II. Coleção 'Tempos e Lugares'. Maia: ISMAI Press. ISBN 978-989-54978-3-6
  30. Paulino, F., Cruz, T. & Tavares, M. (2021). Nature and Culture in Digital Media Landscapes. In Atay, S., Kurubacak-Meriç, G., & Sisman-Uğur, S. (Eds.), Present and future paradigms of cyberculture in the 21st Century (pp. 35-54). Pensilvânia (USA):IGI Global.  ISBN13: 9781522580249 ISBN10: 1522580247 EISBN13: 9781522580256  DOI: http://10.4018/978-1-5225-8024-9.ch003
  31. Paulino, F. (2021). Autenticidade, imagem e experiência turística: estratégias para um modelo sócio-semiótico de comunicação: O caso do destino Douro. In Gonçalves, E.; Pinheiro, A.J.; Martins, H. (eds.), Perspetivas sobre hospitalidade, turismo sustentável e desenvolvimento local. Maia: Ed. ISMAI. ISBN 978-989-54978-4-3
  32. Pinheiro, A. J. & Panyik, E. (2021). Cemetery tourism as an opportunity to diversify offer and balance tourist flows: the case of Porto, Portugal". Trabalho apresentado em 12th Annual International Religious Tourism and Pilgrimage (IRTP) Conference, Braga.
  33. Pinheiro, A. J. & Beltrán, A. (2021). Narrativas Gastronómicas y Turismo. In Borges, V. & Soares, J. (eds.), Turismo y Desarrollo: Contextos diversos (pp.253-271). Cizur Menor (España): Thomson Reuters Aranzadi, ISBN: 978-84-1390-053-7
  34. Pinheiro, A. J. (2021).  Dinâmicas de animação turística em centros históricos. Maia: ISMAI Press; e Cedtur. ISBN 978-989-54271-8-5
  35. Pinheiro, A. J. (2021). Turismo urbano e Património Mundial. In Gonçalves, E.; Pinheiro, A.J.; Martins, H. (eds.), Perspetivas sobre hospitalidade, turismo sustentável e desenvolvimento local. Maia: Ed. ISMAI. ISBN 978-989-54978-4-3
  36. Pinheiro, A., Gonçalves, E. & Mendonça, J.P. (2021). Tourist demand for railway heritage: The case of the historic train in Douro, Portugal.  In Mourad, A. (ed.), Cultural Sustainable Tourism. Dordrech: SPRINGER (Springer book series titled Advances in Science, Technology & Innovation). SCOPUS databases (In progress).
  37. Reis, R. (2021). The impacts of the cancellation of historic re-enactments in Portugal. The case of Santa Maria da Feira. In Mourad, A. (ed.), Cultural Sustainable Tourism. Dordrech: SPRINGER (Springer book series titled Advances in Science, Technology & Innovation). SCOPUS databases (In progress).
  38. Reis, R. (2021). As Recriações Históricas em Portugal Viagem Medieval em Terra de Santa Maria. Santa Maria da Feira: Ed. LAF. Dep. Legal 485489/21
  39. Reis, R. (2021). As grandes epidemias da história, nas Terras de Santa Maria – Ovar. Dunas: Temas & Debates,  21 (21): 95-116. ISSN 1845-2097
  40. Silva, C. (2021). A paisagem, os espaços naturais e o turismo de natureza. In Carvalho, a et al. (eds.), Turismo : desafios e perspetivas. Porto: Afrontamento.  ISBN 978-972-36-1810-5

2020

  1. Almeida, C. B. et al. (2020). Materiais arqueológicos da Cividade de Bagunte presentes no Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto. Portvgalia, Nova Série 41: 51-90.    ISSN   0871-4290    EISSN  2183-3516  DOI: https://doi.org/10.21747/09714290/port41a4
  2. Almeida, C. B. et al.(eds.) (2020). A arte de trabalhar a pedra em Ponte de Lima. Ponte de Lima: CMPL. ISBN 978-972-8846-79-4
  3. Almeida, C. B. (2020). A pedra na construção da paisagem limiana. In Almeida, C. B. et al.(eds.) (2020). A arte de trabalhar a pedra em Ponte de Lima (pp.38-107). Ponte de Lima: CMPL. ISBN 978-972-8846-79-4
  4. Freitas, S.; Reis, J. & Almeida, C. B. (2020). Museums and digital mobile technologies: application proposal for the Ducal Palace of the Bragança. In Gonçalves, E. (ed.), Proceedings of Cultural Sustainable Tourism (CST) 2nd edition. Alexandria: IEREK Press. LER
  5. Figueiredo, V., Guerra, R. & Gonçalves, E. (2020). Cooperation networs in tourism and hospitality: a study applied to health and wellness. In Gonçalves, E. (ed.),  Proceedings of Cultural Sustainable Tourism (CST) 2nd edition. Alexandria: IEREK Press. LER
  6. Gonçalves, E. (ed.) (2020). Proceedings of Cultural Sustainable Tourism (CST) 2nd edition. Alexandria: IEREK Press. LER
  7. Gonçalves, E., Pinheiro, A. J. & Guerra, R. (2020). Tourism, territory (s) and local development Practices of participation and governance of the destination Minho (Portugal). In Proceedings of Cultural Sustainable Tourism (CST) 2nd edition. Alexandria: IEREK Press. LER
  8. Gonçalves, E., Guerra, R. & Mendonça, J. P. (2020). Enoturismo e 'boas práticas. Uma aplicação ao Vale do Douro. In A. Guerreiro et al (ed), Enomemórias e enoturismo II – O património secular do vinho. História, tradição, identidade (pp. 291-307). Maia: Ed. ISMAI; CEDTUR; e MVA. ISBN 989-978-54251-9-2
  9. Gonçalves, E., Guerreiro, A. & Maduro, A. (2020). Cister in Alcobaça: territorial brand. In C. Henriques et al. (Dir.), Turismo & Historia – Perspetivas sobre o Património da Humanidade no espaço ibero-americano (pp.458-468). Caxias do Sul: Educs; coedição – Univ. do Algarve; Univ. do Minho; CinTurs; CICS-NOVA. ISBN 978-65-5108-012-8
  10. Ribeiro, L., Gonçalves, E. & Guerra, R. (2020). The importance of qualification of the human resources in tourism: a study applied to travel agents in Portugal. PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 18 (4): 669-684. ISSN 1695-7121  Indexada em: In-Recs, Latindex, CAB Abstracts, Dialnet, COPAC, SUDOC, ISOC, DICE, CIRET, Altis Intute, DOAJ, EBESCO-Publishing; selo de qualidade FECYT. https://doi.org/10.25145/j.pasos.2020.18.047 Web of Science (WOS) – JCR Journal Citation Reports
  11. Guerra, R., Gonçalves, E. & Figueiredo, V. (2020). Managing of partnerships between tourism and hospitality stakeholders: the case of the health and wellness product in Portugal (pp.313-324). In F. Brandão; R. Costa; C. Costa, (eds.), Handbook of research on the role of tourism in achieving the sustainable development goals (vol. 1, Chap. 19, pp.313-324). Hershey, Pennsylvania, USA: IGI GLOBAL. DOI: http://10.4018/978-1-7998-5691-7.ch019 ISBN13: 9781799856917|ISBN10: 1799856917|EISBN13: 9781799856931
  12. Guerra, R., Gonçalves, E. & Figueiredo, V. (2020). Cooperation networks in tourism and hospitality: a study applied to helth and wellness tourism product in Portugal. In Proceedings of Cultural Sustainable Tourism (CST) 2nd edition. Alexandria: IEREK Press. LER    
  13. Guerra, R., Santos, N. & Gonçalves, E. (2020). Health and Wellness Tourism:  Contribution for a local development strategy.  In Proceedings of Cultural Sustainable Tourism (CST) 2nd edition. Alexandria: IEREK Press. LER
  14. Maduro, A., Gonçalves, E. & Guerreiro, A. (2020). Alcobaça's agro-landscape hinterland: new rurality and a sustainable approach to tourism. In Proceedings of Cultural Sustainable Tourism (CST) 2nd edition. Alexandria: IEREK Press. LER
  15. Maduro, A., Gonçalves, E. & Guerreiro, A. (eds.) (2020). Enomemórias e enoturismo. II – O património secular do vinho: história, tradição, identidades. Maia: ISMAI Press; CEDTUR; MVA. ISBN 989-978-54251-9-2
  16. Maduro, A. (2020). Requinte e paladar: gastronomia alcobacence numa perspetiva cultural e identitária. In Gonçalves, E.; Pinheiro, A.J.; Martins, H. (eds.), Perspetivas sobre hospitalidade, turismo sustentável e desenvolvimento local. Maia: Ed. ISMAI. ISBN 978-989-54978-4-3
  17. Maduro, A. (2020). O que nos dizem as fontes históricas sobre os vinhos de talha do Alentejo. In A. Guerreiro et al (ed.), Enomemórias e Enoturismo – O património secular do património secular do vinho (História, tradição, identidade). Maia: ISMAI Press; CEDTUR; e MVA. ISBN 978-989-54271-9-2
  18. Melo, A. et al. (2020). Business performance of entrepreneurial proactivity in rural lodging, XXIX Congreso de ACEDE - Globalización en entornos de complejidad e incertidumbre, A Coruña, Spain.
  19. Melo, A. et al. (2020). Business strategies to increase the number of messages of tourist accommodation, XXI Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial (SLEEE), CIBECEM e Universidade de Évora.
  20. Melo, A. (2020). Rural tourism positioning strategies based on customer perceptions. In Gonçalves, E. (ed.). Proceedings of Cultural Sustainable Tourism (CST) 2nd edition. Alexandria: IEREK Press. LER
  21. Mendonça, J. P., Gonçalves, E. & Pinheiro, A. J. (2020). Para um percurso enoturístico do Távora – Varosa. In A. Guerreiro et al (ed.), Enomemórias e enoturismo II – O património secular do vinho. História, tradição, identidade  (pp. 331-325). Maia: Ed. ISMAI; CEDTUR; e MVA. ISBN 989-978-54251-9-2
  22. Mendonça, J. P., Oliveira, A. & Almeida, C. B. (2020). Know-how and agriculture and wine-growing tradition of a monastic community. In Gonçalves, E. (ed.). Proceedings of Cultural Sustainable Tourism (CST) 2nd edition. Alexandria: IEREK Press. LER
  23. Mendonça, J.P. (2020). Turismo, paisagem e produção agrícola em Moncorvo. Revista - Espaço de Cultura e Memória, 13: 117-127. ISSN 1646-2181
  24. Oliveira, A. (2020). No País dos Verdes. Os vinhos no contexto da paisagem agrícola e da estrutura produtiva. In A Guerreiro et al. (eds.), Enomemórias e Enoturismo. O património secular do vinho – História, tradição, identidades (pp.127-163). Maia: ISMAI Press e MVA. ISBN 978-989-96753-4-6
  25. Oliveira, A. (ed.) (2019-2020).  Boletim Cultural VV, 15 (1).  ISSN 1646 – 3196
  26. Oliveira, A. (2020). Memórias para a história do clima em Portugal. Revista Bracara Augusta, 67 (125).   ISSN   972-9169-14-4
  27. Pereira, V., Gonçalves, E. & Oliveira, A. (2020). Bom Jesus do Monte (Braga): World Heritage and sustainable tourism. In Proceedings of Cultural Sustainable Tourism (CST) 2nd edition. Alexandria: IEREK Press. LER
  28. Pinheiro, A., Gonçalves, E. & Mendonça, J.P. (2020). Tourist demand for railway heritage: The case of the historic train in Douro, Portugal.  In Proceedings of Cultural Sustainable Tourism (CST) 2nd edition. Alexandria: IEREK Press. LER
  29. Pinheiro, A. J. & Santos, N. (2020). O papel do rececionista na experiência turística em três cidades portuguesas Património Mundial. PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 18(3): 489-502. ISSN 1695-7121 DOI: https://doi.org/10.25145/j.pasos.2020.18.034 Web of Science (WOS) – JCR Journal citation Reports.
  30. Reis, R. (2020). The impacts of the cancellation of historic re-enactments in Portugal. The case of Santa Maria da Feira. In Gonçalves, E. (ed.). Proceedings of Cultural Sustainable Tourism (CST) 2nd edition. Alexandria: IEREK Press. LER
  31. Ramos, C., Sampaio, A. & Rodrigues, P. (2020). The Human Senses as Consumption and Brand Identity Boosters. In Rocha, Á., Reis, J., Peter, M. & Bogdanović, Z. (eds). Marketing and Smart Technologies. Smart Innovation, Systems and Technologies, vol 167. Singapore: Springer. DOI: https://doi.org/10.1007/978-981-15-1564-4_24
  32. Coelho, A., Sampaio, A. & Rodrigues, P. (2020). The Influence of Brand Experience in City Marketing. In Rocha, Á., Reis, J., Peter, M. & Bogdanović, Z. (eds), Marketing and Smart Technologies. Smart Innovation, Systems and Technologies, vol 167. Singapore: Springer. DOI: https://doi.org/10.1007/978-981-15-1564-4_23
  33. Silva, R., Sampaio, A. & Rodrigues, P. (2020). The Role of Digital Influencers on Buying Intention. In Rocha, Á., Reis, J., Peter, M. & Bogdanović, Z. (eds), Marketing and Smart Technologies. Smart Innovation, Systems and Technologies, vol 167. Singapore: Springer. DOI: https://doi.org/10.1007/978-981-15-1564-4_14

2019

  1. Almeida, C. B. (2019). Toponímia de raiz germânica (Vila Verde). Boletim Cultural de Vila Verde, 14, 45-52. ISSN 1646-3196
  2. Gonçalves, E., Andersen, T. & Pereira, V. (2019). Sanctuary of Bom Jesus do Monte in Braga – Nomination to the World Heritage List (UNESCO).  Maia-Braga: ISMAI Press; CEDTUR; AB-CBJM. ISBN 978-989-54271-5-4
  3. Gonçalves, E. & Guerra, R. (2019). O turismo de saúde e bem-estar como fator de desenvolvimento local: uma análise à oferta termal portuguesa. PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 17 (2): 453-475. ISSN 1695-7121 https://doi.org/10.25145/j.pasos.2019.17.030  Indexada em: In-Recs, Latindex, CAB Abstracts, Dialnet, COPAC, SUDOC, ISOC, DICE, CIRET, Altis Intute, DOAJ, EBESCO-Publishing; selo de qualidade FECYT. Web of Science (WOS)
  4. Gonçalves, E. (2019). Requinte e Paladar: gastronomia monástica alcobacense – Book review. PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 17 (4): ISSN 1695-7121 https://doi.org/10.25145/j.pasos.2019.17.061 Indexada em: In-Recs, Latindex, CAB Abstracts, Dialnet, COPAC, SUDOC, ISOC, DICE, CIRET, Altis Intute, DOAJ, EBESCO-Publishing; selo de qualidade FECYT. Web of Science (WOS)
  5. Gonçalves, E. (2019). Para um 'estado da arte' do estudo do enoturismo. In    E. Gonçalves; E. Maduro; A. Guerreiro (2019). Enomemórias e enoturismo – II. Territórios culturais do vinho: paisagem, museus, comunidade (pp. 92-104). Maia: Ed. ISMAI; CEDTUR; MVA. ISBN 978-989-54271-7-8
  6. Gonçalves, E. (2019). Turismo e património cultural: do resgate do passado à economia da memória. In A. Maduro, R. Rasquilho et al. (dir.), Espiritualidade, agricultura e indústria, turismo cultural (vol. III, pp. 299-303). Leiria/ Alcobaça: Associação Portuguesa de Cister; AMA; ICOMOS. ISBN 978-989-8991-00-3
  7. Gonçalves, E. & Pereira, V. (2019). Bom Jesus do Monte (Braga): World Heritage and sustainable tourism. In ICOT2019 - Tourism into the new decade: Challenges and prospects. Book of abstracts. Braga: IATOUR e Universidade Católica Portuguesa.
  8. Gonçalves, E. & Pereira, V. (2019). Bom Jesus do Monte (Braga): Património Mundial e Turismo Sustentável. In Henriques, C. et al. (Cood.), TURHIST –  Anais da III Conferência Internacional de Turismo & História. 28 e 29 de março. Faro: Universidade do Algarve e Universidade de Caxinas do Sul (Brasil). ISSN 2526-575X
  9. Guerra, R. (2019). Turismo de Saúde e Bem-Estar. Para uma estratégia de desenvolvimento local. Maia: Ed. ISMAI; CEDTUR Edita. ISBN 978-989-9999-7-9-4
  10. Maduro, A., Gonçalves, E. & Guerreiro, A. (2019). Cister em Alcobaça: marca territorial. In Henriques, C. et al. (Cood.), TURHIST –  Anais da III Conferência Internacional de Turismo & História. 28 e 29 de março. Faro: Universidade do Algarve e Universidade de Caxinas do Sul (Brasil). ISSN 2526-575X
  11.  Maduro, A.  (2019). A paisagem vinhateira e o fabrico do vinho nos coutos cistercienses de Alcobaça (séc. XVIII). In Gonçalves, E., Maduro, A & Guerreiro, A. (Eds.). Enomemórias e enoturismo: territórios culturais do vinho (pp. 7-24). Maia: Edições ISMAI, CEDTUR & MVA. ISBN 978-989-54271-7-8
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  3. Gonçalves, E. (2008). Para uma epistemologia do Turismo. In Gonçalves, E., Cardoso, A. & Durbiano, C. (Coord.) I Jornadas Internacionais de Turismo  Enoturismo e Turismo em Espaço Rural. Maia/Porto: Ed. ISMAI e GEHVID/Universidade do Porto. ISBN 978-902330-1-2