Estratégia

Missão 

​Orientando a sua actividade em torno das grandes linhas de investigação, definem-se como domínios de actuação prioritários do CEDTUR:

INVESTIGAR o fenómeno turístico numa perspectiva holística e interdisciplinar;
DIVULGAR as produções científicas, académicas e técnicas enquadradas nos domínios de pesquisa do Centro, realizadas pelos seus membros ou em parceria com outros grupos de investigação (monografias, teses, actas de reuniões científicas, publicações periódicas, colecções editoriais, etc.);   

FOMENTAR O DEBATE CIENTÍFICO, político, económico e no seio da sociedade civil sobre as temáticas nodais do trabalho a desenvolver pelo Centro;

Apoiar a iniciação à investigação científica e a FORMAÇÃO avançada, integrando estudantes de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento da área de Turismo do ISMAI (1º, 2º ciclos - em funcionamento; 3º ciclo - em tramitação)

Operar enquanto eixo de articulação entre as instituições de ensino superior, as instituições públicas e o mundo empresarial,FOMENTAR A EMPREGABILIDADE e favorecendo a inserção profissional dos licenciados em Turismo;

INTEGRAR REDES DE INVESTIGAÇÃO a nível nacional, ibérico e comunitário, estabelecendo protocolos e parcerias com instituições universitárias nacionais e estrangeiras, privilegiando-se as organizações do eixo Atlântico do Noroeste Peninsular;

CAPTAR FINANCIAMENTO para a persecução dos seus objectivos de investigação, através da organização de candidaturas a fundos e mecanismos nacionais e comunitários de apoio a projectos de I&D.

Prestar SERVIÇOS a outras instituições públicas e privadas nas áreas:

  1. Turismo
  2. Dinâmicas territoriais
  3. Património e Herança Histórico-Cultural
  4. Desenvolvimento de investigação aplicada.

Valores

  • ​Interdisciplinaridade;
  • Cooperação interinstitucional;
  • Comunicação com múltiplos públicos e parceiros;
  • Inovação na abordagem do fenómeno turístico;
  • Pró-actividade e dinamismo no acompanhamento das mudanças do sector turístico;
  • Responsabilidade científica, formativa e social.